terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sua Criança Tem Dificuldade de Aprendizagem?


 


 A criança está em processo contínuo de aprendizagem e muitas são as razões que podem estimular, facilitar ou limitar o seu desenvolvimento. A aprendizagem envolve fatores que vão além da leitura e escrita. O meio em que a criança vive, sua relação com os pais, professores, amigos, as experiências com o brincar, materiais de leitura e a interação com  o outro estão exercendo diretamente influência sobre ela.           É importante salientar que toda criança pode aprender. Cada qual tem seu tempo e jeito. Reclamar que seu filho não aprende não o ajudará. O caminho é buscar a compreensão, valorizar o que ele já sabe e dar a atenção necessária. Ser parceiro dele no processo de aprendizagem e ficar atento aos sinais que ele lhe envia por meio de seus comportamentos (mudança de humor, rejeição à escola, autoestima baixa) podem ser atitudes muito positivas.               Cada vez mais, espera-se que as crianças dêem  conta de coisas que nem sempre estão amadurecidas para enfrentar. É preciso respeitar o tempo de cada criança e ficar atento aos avanços e suas dificuldades. No entanto, quando determinada aprendizagem não acontece ou acontece muito além do tempo normal do desenvolvimento, deve-se buscar ajuda de um especialista, pois existem transtornos  que podem estar dificultando a aprendizagem da criança como a Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros.                        Crianças com dificuldades que afetam o desenvolvimento de habilidades escolares como: ler, escrever e fazer cálculos, vivem situações rotineiras de insucesso e angústia por não chegar onde desejam e de não responder de acordo com o que se espera delas. Com o tempo, a criança percebe que está aquém dos seus amigos e assim, muitas vezes, acaba se isolando, evita ler em voz alta, ir ao quadro, responder perguntas da professora, tudo isso para não demonstrar suas dificuldades.               Fique alerta: com sensibilidade, percepção, incentivo e olhar apurado às necessidades da criança, podemos promover uma aprendizagem de sucesso. É preciso mostrar à criança o quanto ela é capaz de aprender!        Pense nisso! ·        

 Colaboração:     Rosana Müller      Psicopedagoga – Especialista em Educação

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